Museu em SP celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa neste sábado

RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado na próxima segunda-feira, dia 5 de maio. Na capital paulista, o Museu da Língua Portuguesa vai aproveitar o feriadão para festejar antecipadamente, neste sábado (3), com uma programação intensa e totalmente gratuita.

Saraus, atrações musicais, mesas literárias e performances vão se espalhar pelo museu. Na programação, música, exibição de filmes e feira gastronômica também vão celebrar o português, língua falada por 260 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 210 milhões só no Brasil.

Responsável pela programação de literatura, a escritora Luiza Romão revela que artistas brasileiros como Lirinha e Natasha Felix irão se juntar a outros vindos de Congo, Angola e Guiné-Bissau. A diversidade de falares, sotaques e ritmos da língua portuguesa será o forte da programação.

“As atividades vão acontecer tanto no museu quanto nos espaços ao redor, na Estação da Luz, no parque que fica em frente ao museu e também no bairro. E a nossa ideia era celebrar essa diversidade da língua portuguesa. Pensar como esses falares vão ganhando diferentes vocabulários, diferentes melodias, diferentes prosódias, como a língua é viva e ela vai ser de forma diferente em cada um dos países que falam língua portuguesa”, destacou a escritora.

É a primeira vez que atividades do Dia Mundial da Língua Portuguesa do museu também vão acontecer fora da Estação da Luz e em um lugar mais do que especial: o Parque Jardim da Luz, localizado em frente ao museu e que celebra 200 anos em 2025.

A Cinemateca Brasileira fez uma seleção especial de curtas-metragens, que serão exibidos em uma tela montada no parque, que também vai receber a programação de literatura.

Indicada ao Grammy Latino, a cantora e compositora Ana Frango Elétrico, curadora da programação musical, dá sua dica do que escolher para ver entre tantas opções no museu: “É uma performance musical e poética, que é a Apupú – onde os corpos vibram, de Natasha Felix e Joss Dee (…). Acho que fechando esse raciocínio da curadoria entre a poesia falada e a poesia cantada, e a música fazendo esse elo entre ambas as coisas”.

A programação deste sábado no Museu da Língua Portuguesa começa às 10h e vai até as 19h. Todas atividades são gratuitas e de acesso livre. Para conferir toda a programação, é só acessar museudalinguaportuguesa.org.br.