Amargando queda de aprovação que se acentuou com as crises do PIX, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o mais recente aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o governo planeja uma série de campanhas publicitárias e ações para promover três programas já a partir de junho.

Além do Pé-de-Meia, voltado para estudantes do ensino médio, dois programas na área da energia são apostas para o que ministros chamam de virada de mesa (leia mais abaixo).

Baixa popularidade do governo é responsabilidade de todos os ministérios, diz Sidônio

Um é a gratuidade de energia para consumidores de baixa renda com consumo de até 80 kWh, recém batizado de Luz do Povo.

Outro é o Gás para Todos, que vai ampliar a distribuição de botijões de gás para famílias também de baixa renda.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, uma família com quatro pessoa sou mais terá direito a seis botijões de gás ao ano.

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou ao blog que os dois programas estão prontos e não trazem problemas ao Orçamento.

O foco de ambos os programas são famílias beneficiárias do Bolsa Família e programas sociais, base que sempre ajudou a eleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que as pesquisas mostram um processo recente de afastamento do governo.

Silveira rebate as críticas de que o Luz do Povo sobrecarrega a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é diluída na conta de luz de todos os usuários domésticos.

O governo ainda espera ver decolar um quarto programa, o Mais Especialidades, na área da saúde, para engrossar as bandeiras para a defesa da reeleição de Lula em 2026.